Um bebê de apenas 1 mês foi salvo por policiais militares na noite desta terça-feira (20), após se engasgar com leite materno. O caso aconteceu em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, e foi divulgado nesta quarta-feira (21) pela PM.
Os policiais estavam em ronda pelo bairro Roça Grande quando perceberam que um veículo estava dando sinal de luz e buzinando. Ao se aproximarem, a mãe Juliana Aparecida Rodrigues de Oliveira desceu do carro com o bebê, que já estava ficando com a pele roxa. Então, um dos policiais iniciou a manobra “Heimlich” para fazer a desobstrução das vias aéreas, até que a criança voltasse a respirar.
A manobra de Heimlich é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Se necessário, pode-se utilizar também compressões torácicas e percussão nas costas.
O recém-nascido foi levado até o hospital do Maracanã. Na unidade de saúde, passou por alguns exames, foi observado e posteriormente liberado.
Por: Nasidi Cerqueira com supervisão de Andressa Tavares