Em 2022, foram trocados a cada dia uma média de nove postes danificados por batidas de veículos. Além de provocar falta de energia à população em diversas situações, este tipo de acidente causou danos à rede e demandou, ao todo, a substituição de 3.225 postes. As informações foram divulgadas pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) nesta sexta-feira (20).
Se utilizados todos na construção de uma nova rede, estes postes seriam suficientes para uma rede de 185 quilômetros de extensão. Ao todo, o número de postes danificados diminuiu 2% em comparação com 2021, quando foram trocados 3.295. As colisões foram mais numerosas foram na capital, onde as equipes de manutenção trocaram 328 postes, mais de 10% do total do Estado.
De acordo com a Copel, a substituição de um poste leva, em média, quatro horas para ser concluída. Em 2022, as equipes da empresa trabalharam 12.900 horas para substituir postes danificados por veículos. A média do prejuízo financeiro por ocorrência foi calculada em R$ 4 mil, e este valor que é cobrado do responsável pela batida.
Em caso de acidente em que a fiação elétrica fique pendurada e encoste no veículo ou no chão, a recomendação é permanecer dentro do automóvel até ter certeza de que a energia foi desligada. O contato com a Copel deve ser feito pelo número 0800 51 00 116.