O 16º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (16º BPM), localizado em Guarapuava, na região Centro-Sul do Estado, recebe um novo nome a partir desta terça-feira (14). Em decorrência dos ataques criminosos à cidade, em abril deste ano, a unidade passará a se chamar Batalhão 3º Sargento PM Ricieri Chagas, uma homenagem ao policial militar que morreu após ser ferido no ataque.

A solenidade nesta terça-feira marca a troca de nome do batalhão, que pertence ao 4º Comando Regional da PM e comemora 33 anos de inauguração. Além disso, será lançada uma nova fase da Operação Pronta Resposta, que atua na repressão de crimes de maior risco, como roubos e furtos a agência bancárias, explosão a caixas eletrônicos e nas ações do chamado novo cangaço.

Caso

Entre a noite do dia 17 de abril e madrugada do dia 18, um grupo de criminosos bloquearam os acessos da cidade, incendiaram veículos em frente ao batalhão e tentaram assaltar uma empresa de transporte de valores. O sargento Ricieri estava em uma viatura da corporação atingida por vários tiros de fuzil e foi baleado na região da cabeça.

Na época, o governo decretou luto oficial de três dias na data da morte do policial, em 23 de abril. Uma promoção póstuma foi assinada no final do mês, passando o cargo do então cabo Ricieri para 3º sargento.

Com informações da AEN