Depois de dois anos, o tradicional banho de lama da Universidade Federal do Paraná (UFPR) voltou a marcar a festa da aprovação dos calouros no vestibular 2023.

O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (13). Foram aprovados 4,4 mil candidatos, de 35 mil inscritos. Mulheres, estudantes de escolas públicas, residentes em Curitiba e jovens com menos de 18 anos são a maioria dos aprovados.

A caloura que conquistou o primeiro lugar geral no vestibular acompanhou o resultado de longe. A Sayaka Batistela mora em Florianópolis, Santa Catarina e agora deve cursar medicina. Terá que decidir se vai realmente morar em Curitiba. Foram três tentativas até ser aprovada.

Ana Clara Osinski é caloura do curso de jornalismo. Veio do Rio Grande do Sul para tentar a aprovação. A mãe, Carla Osinski, era puro orgulho e emoção.

João Garcia Junior tem 26 anos estava com a família comemorando a aprovação. Pela segunda vez tentou uma vaga em medicina. Desta vez conquistou. A mãe Erica Ambrósio acompanhou cada detalhe, desde o início dos estudos.

Ana Maria Brum estava acompanhada dos pais, Ulisses e Ana. Alegria contagiante por ter conquistado uma das vagas do curso de engenharia ambiental.

Aprovada em história, Sabrina Pereira, de 21 anos, estava tentando processar a conquista. Ela conta que quase desistiu, mas seguiu o conselho de amigos e familiares.

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, em entrevista à reportagem da CBN Curitiba, lembrou os prazos para os aprovados no vestibular.

A primeira chamada complementar do vestibular 2023 está prevista para o dia 8 de fevereiro.

O início das aulas do primeiro semestre letivo de 2023 será no dia 20 de março, exceto para o curso de Medicina, que inicia o primeiro semestre de 2023 no dia 12 de junho.