Assim como instituições públicas, os bancos também vão ter expediente reduzido durante os jogos da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo. A informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). De acordo com a instituição a programação do expediente terá alteração conforme os dias e horários em que o time brasileiro entrar em campo.

Nos jogos com horário previsto às 12h, o atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30. Já quando os jogos começarem às 13h, o expediente será das 8h30 às 11h30. E quando tiverem partidas às 16h, os bancos vão abrir das 9h às 14h.

Segundo a FEBRABAN a decisão considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores. Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos de acordo com cada instituição.

Na Prefeitura de Curitiba, o expediente também será reduzido, com funcionamento a partir das 8 horas e encerramento entre 11h e 14h, de acordo com o horário da partida do dia.
Já o Governo do Estado publicou nesta semana que o expediente das repartições públicas estaduais será das 7h30 às 11h30, em dias de jogos as 12h. Das 8h às 12h, em partidas que comecem às 13h e das 8h30 às 14h30, quando o jogo estiver marcado para as 16h.

Na iniciativa privada, o que prevalece é o bom senso. De acordo com o advogado Rafael Fazzi, especialista em direito do trabalho, não há obrigação para que os empregadores liberem os funcionários em dias de jogos, mas é comum que as empresas realizem acordos para que a redução de expediente ou eventuais folgas aconteçam.

 

O Brasil entra em campo pela fase de grupos da Copa do Mundo nos dias 24 e 28 de novembro e 2 de dezembro.