Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou 229 pessoas, além de três animais de estimação, no Líbano, na tarde deste sábado (5). O avião decolou de Beirute, capital libanesa, por volta das 13h20, horário de Brasília, de acordo com informações repassadas pela FAB.

Antes de seguir para o Brasil, está prevista uma escala na cidade de Lisboa, em Portugal, para reabastecer a aeronave. A previsão é que o avião pouse na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, neste domingo (6).

Esse é o primeiro voo de repatriação do Líbano. O resgate faz parte da Operação “Raízes do Cedro”, do Governo Federal.

Em razão da escala da violência no país, a repatriação foi adiada. A princípio, a previsão era que o voo partisse do Oriente Médio na sexta-feira (4), pois a aeronave, modelo KC-30, saiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada da última quarta-feira (2) e chegou a Portugal no mesmo dia. No entanto, aguardou até que houvesse uma situação mais segura para resgatar as pessoas que aguardavam em Beirute.

O atraso do início da operação de repatriação dos brasileiros, que estavam em território libanês, só aumentou a expectativa de familiares que moram em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Aproximadamente 50 famílias da região devem receber pessoas que estão nesse primeiro grupo de resgate organizado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Cerca de 3 mil pessoas procuraram a Embaixada do Brasil, em Beirute, para solicitar a repatriação.