Neste domingo (5) a aeronave da Casa Militar do Governo do Paraná levou suprimentos médicos com oito bolsas de nutrição parental (NPT), uma alimentação especial em formato de soro, para serem administradas em três crianças que estão internadas em hospitais de Santa Maria, além de uma na cidade de Santiago, no Rio Grande do Sul.

A operação emergencial foi necessária porque o laboratório gaúcho que fornece o suplemento aos hospitais teve suas instalações comprometidas pelas chuvas intensas que atingem o estado.

O NPT é personalizado para cada paciente e necessita de um rigoroso controle de produção, armazenamento, transporte e administração, feita por via venosa, e cada bolsa tem validade de apenas 48 horas. Por isso, a mobilização da aeronave do Departamento de Transporte Aéreo da Casa Militar, que já tem experiência no transporte de emergência de órgãos para transplante, por exemplo.

Serão atendidos de forma emergencial quatro pacientes infantis, internados no Hospital Geral Unimed de Santa Maria, no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, no Hospital Universitário de Santa Maria, além de um que faz uso em domicílio da cidade de Santiago.

Ajuda ao Rio Grande do Sul

O Governo do Paraná está mobilizado no auxílio à população afetada pelos desastres climáticos no Rio Grande do Sul. Uma equipe com 32 integrantes do Corpo de Bombeiros do Paraná foi deslocada para auxiliar nos resgates às vítimas, principalmente as que estão ilhadas pelas enchentes. Uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas também foi mobilizada para auxiliar nesse trabalho.

Quatro caminhões da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná foram enviados ao RS com colchões e kits dormitórios. O órgão também vai auxiliar na logística para o envio de 144 mil copos de água doados pela Sanepar e de seis toneladas de alimentos disponibilizados pela Ceasa/PR.

O Estado faz também a campanha SOS RS. Até quarta-feira (8), a população pode fazer doações em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros do Paraná. São necessários alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, bem como colchões, colchonetes e cobertas.

*Com informações da AEN