A interdição é feita no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua General Carneiro, para a implantação de uma travessia elevada, além de outras obras. Esse trabalho faz parte de uma nova etapa das obras de renovação no entorno do Mercado Municipal de Curitiba.

A região já está sinalizada e agentes da Setran estão no local para orientar os motoristas.

O bloqueio do cruzamento começou às 9h, desta segunda-feira (17), e tem previsão de durar 15 dias, como explicou a engenheira da prefeitura de Curitiba, Bruna Kurek.

Ao todo, essas obras de revitalização causam intervenções em cinco ruas e abrangem 13 quadras, para priorizar pedestres, deslocamentos não motorizados e também valorizar o comércio da região. O projeto inclui novas calçadas, drenagem, recuperação do asfalto, ciclovia, iluminação, sinalização e paisagismo.

Esse trabalho faz parte do projeto Caminhar Melhor que prevê a renovação de calçadas, com prioridade para o pedestre. Contudo, as obras dividem opiniões de alguns comerciantes.

César Augusto Trevisan, gerente de uma loja, falou que a demora na execução dos trabalhos afeta o comércio local.

Juliane Barchik disse que, com as obras, os clientes podem ter dificuldade de acessar a loja, mas depois prevê melhorias.

O bloqueio, além de causar desvios no trânsito de veículos, também muda o itinerário de alguns ônibus, como a linha Interbairros I (sentido anti-horário) e a linha Pinhais/Campo Comprido, que agora seguem pela pista da esquerda da Avenida Sete de Setembro, sentido Alto da Rua XV. Já a linha Turismo trafega pela Avenida Presidente Affonso Camargo.

 

Sete de Setembro é bloqueada para obras no entorno do Mercado Municipal. Imagens: Scheila Pessoa/CBN Curitiba.

 

A circulação dos ônibus e veículos na região fica a seguinte:

• As linhas do transporte coletivo Interbairros I (anti-horário) e Pinhais/Campo Comprido seguem pela pista da esquerda da Avenida Sete de Setembro, sentido Alto da Rua XV. A linha Turismo é desviada para a Avenida Presidente Affonso Camargo.

• Os veículos que trafegam pela Rua da Paz não podem realizar conversão à esquerda na Av. Sete de Setembro, sendo permitida apenas a conversão à direita sentido Rua Ubaldino do Amaral, ou seguir em frente pela Rua da Paz.

• Os motoristas que passam pela Rua General Carneiro (vindo da Av. Visconde de Guarapuava sentido Av. Sete de Setembro) não podem realizar a conversão à direita na Avenida Sete de Setembro, sendo permitida apenas a conversão à esquerda, sentido Rua Ubaldino do Amaral.

• Na Rua General Carneiro, em frente ao Mercado Municipal, entre a Av. Presidente Affonso Camargo e Av. Sete de Setembro, o fluxo permanece normal para atender o comércio local, não sendo permitida conversão à direita na Av. Sete de Setembro.

• Os veículos que trafegam pela Avenida Sete de Setembro não podem fazer a conversão à direita na Rua General Carneiro, sendo permitido apenas o fluxo sentido Rua Ubaldino do Amaral, seguindo as canalizações e direcionamentos constantes na pista.

• O trecho da Avenida Sete de Setembro entre a Rua Dr. Faivre e a Rua da Paz fica em sentido único e em duas faixas (sentido Rua Ubaldino do Amaral), não sendo permitido estacionamento na via enquanto durar o bloqueio.

• As obras são realizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a partir de projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).