O fim do uso de máscaras em espaços fechados só será possível após avanço da vacinação contra a Covid-19 no Paraná. A afirmação é da médica infectologista Viviane de Macedo, doutora em Ciências, professora do curso de Medicina da Universidade Positivo.

A recomendação da especialista é para que a população siga utilizando as máscaras nestes locais, principalmente em caso de qualquer sintoma de gripe, por exemplo.

Para a infectologista a medida de liberação nos espaços externos é possível, mas o distanciamento social ainda é essencial. De acordo com ela ainda é preciso preservar e evitar o avanço da doença, principalmente nas pessoas que estão nos grupos de risco.

A médica cobra as autoridades para uma fiscalização caso haja descumprimentos das regras.

Na última quinta-feira (17) o governo do Estado liberou o uso de máscara em locais abertos para toda a população. Crianças estão liberadas do uso também em locais fechados – neste caso, somente os pequenos, de até 12 anos.

Segundo o texto, o uso em espaços ao ar livre será opcional, enquanto em locais fechados, incluindo transporte coletivo, a utilização segue obrigatória.

O uso de máscaras era obrigatório no Paraná desde 28 de abril de 2020.