O PIX se tornou o principal meio para o pagamento das contas de consumo de energia elétrica emitidas pela Copel. A modalidade foi incorporada pela companhia em janeiro de 2022. O balanço foi divulgado neste mês de junho. Atualmente, um terço dos pagamentos é feito por meio do sistema gratuito criado para transações financeiras.

O maior crescimento se deu no último ano: em janeiro de 2023, a opção era utilizada por 7% dos clientes da Copel. Nos 12 meses seguintes, o percentual aumentou para 27%, com continuidade do crescimento nos meses seguintes. Outros 22% dos consumidores pagam a conta por internet banking e 17% escolhem o débito automático. O Pix já alcança 155 milhões de usuários em todo o Brasil, de acordo com o Banco Central.

As demais modalidades utilizadas são boleto, casas lotéricas, Caixa Econômica, autoatendimento e correspondentes bancários

Para garantir a segurança na hora do pagamento, é importante a conferência da tela de revisão oferecida pelos aplicativos das instituições bancárias. O cliente pode verificar o CNPJ da empresa e o número da fatura que está sendo paga. O QR Code para o pagamento via pix fica no cabeçalho das contas impressas pelos leituristas, e no rodapé da fatura digital e das vias eventualmente entregues por correspondência.

*Com informações da AEN