A Semana da Pátria em Curitiba começa nesta sexta-feira (1ª), às 10h, na Rua da Cidadania do Tatuquara, com apresentação gratuita do Auto da Independência, peça que retrata os principais momentos que levaram à separação entre Brasil e Portugal no dia 7 de setembro de 1822. A peça vai percorrer outras regiões da cidade.

Já no domingo (3), um desfile cívico-militar gratuito vai acontecer, a partir das 9h, no Pinheirinho. A parada acontece na Avenida Winston Churchill, que será bloqueada entre as ruas José Rodrigues Pinheiro e Joaquim Simões.

O desfile é produzido pela Administração Regional Pinheirinho com a colaboração das secretarias municipais. Participam várias escolas municipais e estaduais, além da Banda Lyra, Exército, Cindacta, polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, grupos escoteiros, fanfarras, CTG 20 de Setembro, grupos de escoteiros, orquestras e outras associações da sociedade civil.

Ônibus

Para a realização do desfile do Pinheirinho, a Urbs programou o desvio de 26 linhas de ônibus que circulam pela região. Confira aqui quais são as alterações.

As mudanças nos itinerários acontecem a partir das 14h de sábado (2), quando começa a vigorar o bloqueio para a montagem das estruturas.

Bloqueios em ruas

Para a segurança do público no acesso ao local, agentes da Superintendência de Trânsito (Setran), da Guarda Municipal e do Exército realizarão bloqueios para a circulação de veículos.

Além da interdição na Avenida Winston Churchill no domingo, haverá também pontos de bloqueio nas ruas Dr. Waldemiro Pereira e Mário Gomes Cezar, compreendidos entre a Marechal Octávio Saldanha Mazza e a Winston Churchill.

O estacionamento do Terminal Pinheirinho permanecerá fechado. Os bloqueios de trânsito terão início às 6h e serão mantidos até as 14h.

O encerramento da Semana da Pátria acontecerá com o tradicional desfile na Avenida Cândido de Abreu, no dia 7 de setembro, para celebrar a Independência do Brasil.

Redação com assessoria