Dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apontaram o registro de mais de 5.000 novos casos de Covid-19 e três mortes, na semana de 28 de fevereiro a 5 de março. A média de casos passou de 27 para 728 por dia em pouco mais de dois meses. Atualmente, são 5.067 casos ativos na capital.
Essa situação levou à falta de testes em farmácias da cidade. A CBN Curitiba entrou em contato com algumas drogarias. Das seis pesquisadas, apenas uma tinha o teste, mas ressaltou que havia poucas unidades.
SAIBA MAIS:
-
Aumento da Covid-19 em Curitiba é motivo de alerta da Secretaria de Saúde
-
Alta de Covid-19 em Curitiba: cinco mil casos ativos neste momento, segundo secretaria
A alta procura por testes foi confirmada por Edemir Zandoná, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná (Sindiframa).
Marta Fragoso, médica infectologista do Hospital Vita, falou sobre a importância e a confiabilidade dos testes rápidos vendidos em farmácias.
Segundo a Secretaria de Saúde de Curitiba, as festas de fim de ano e o Carnaval, que concentraram grandes grupos de pessoas, são apontadas como as causas dessa nova onda, além da sensação do término da pandemia que veio com a imunização que, realmente, diminuiu o número de mortes.
Autoridades de saúde seguem reforçando a orientação da necessidade da vacinação, pois é a principal arma para combater o vírus.
Por enquanto, a nova onda de Covid-19 ainda não pressiona a rede de saúde da capital. Contudo, as recomendações, além de manter a atualização do calendário vacinal em dia, são as mesmas que todos já estavam acostumados a seguir desde o início a pandemia, como usar máscara em ambientes fechados e com muitas pessoas, manter os locais abertos e ventilados, lavar as mãos com água e sabão, além de adotar o uso do álcool em gel.
Caso a pessoa perceba que está com sintomas respiratórios, a orientação é para usar máscara, iniciar o isolamento e entrar em contato com a Central Saúde Já Curitiba pelo telefone 3350-9000.