A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) aguarda a definição da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) sobre o reajuste da conta de água. O processo de revisão tarifária organizado pela Agência indicou um índice de aumento de quase 8,5% nos valores cobrados dos clientes.

O percentual aponta para uma tarifa no valor de R$ 6,45 por metro cúbico.

A definição, pela Agepar, será divulgada após a realização de uma audiência pública sobre o resultado dos estudos de revisão tarifária, que acontece nesta terça-feira (18). Caso seja aprovado, o aumento entra em vigor a partir de maio.

O reajuste foi solicitado pela Sanepar para aplicação no momento em que a 2ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) analisa a estrutura tarifária para vigorar no próximo ciclo.

A Agepar informou que o percentual de aumento analisa dados, como os custos da empresa, os novos investimentos e também o número de consumidores que se enquadram na tarifa social. A revisão do valor é feita a cada quatro anos.

A Agência Reguladora realiza audiência pública, por videoconferência, para que a população possa participar com sugestões, contribuições, propostas, críticas e outras manifestações. Todas as considerações devem ser a respeito dos resultados dos estudos referentes à definição da tarifa e à estrutura tarifária da 2ª Fase da 2ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto prestados pela Sanepar.

A população já participou de consultas públicas, que se referem à revisão da estrutura das tarifas de saneamento básico no Paraná e também à qualidade dos serviços de água e esgoto prestados pela empresa. Ao todo, foram recebidas 688 contribuições em quatro consultas públicas.

Um dos consultores da empresa LMDM, que venceu a concorrência para prestar consultoria à Agepar no processo de revisão tarifária do serviço de saneamento básico do estado, falou sobre a participação popular na definição da tarifa.

A Sanepar informou que espera o resultado final da audiência pública, acompanhada da decisão da Agepar, para anunciar o novo valor da tarifa de água.

A companhia também divulgou um novo canal de atendimento por meio do WhasApp, no número (41) 99544-0115, para atender os clientes de todo o estado.

Atualização

A Agepar informou, por meio de assessoria de imprensa, que a equipe técnica do órgão vai elaborar o relatório da audiência pública, com as respostas às contribuições. Após essa etapa deve ser divulgada a homologação ou não da nova tarifa. Isso vai acontecer em reunião do Conselho Diretor da Agepar, em data a ser definida.