Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), apontaram que no Paraná, em 2019, o índice de evasão escolar ficou em 1,29% para estudantes na faixa de 5 a 9 anos.

Isso significa que a cada 1.000 crianças dessa idade, 13 não frequentavam a escola. Após dois anos, no fim de 2021 essa taxa subiu mais que o dobro, chegou a 3,2%, o que significa que 32 em cada 1.000 crianças, entre 5 e 9 anos, estavam fora da escola.

Kamila Fernanda Silva, diretora pedagógica regional do Grupo Acesso, afirmou que a evasão escolar aumentou durante a pandemia da Covid-19 . Ela ainda ressaltou que o novo ensino médio tem a proposta de diminuir a evasão escolar.

A pedagoga também falou sobre a falta de valorização dos profissionais da educação.

O diretor de Educação da Secretaria de Estadual de Educação do Paraná (Seed), Anderfabio Oliveira dos Santos, comentou quais ações são implantadas para diminuir a evasão escolar.

Anderfabio Oliveira dos Santos explicou que é feito acompanhamento e capacitação de professores, além do monitoramento de frequência escolar.

Segundo especialistas, em 2023, um dos principais desafios de líderes e educadores em todo o mundo é encontrar maneiras de conter a evasão escolar e diminuir o impacto negativo na vida dos cidadãos. A falta de acesso à educação é prejudicial ao desenvolvimento econômico, social e político da sociedade, além de ser agravante para o crescimento da violência e desinformação, o que contribui para o aumento de diversos tipos de preconceitos e desigualdade social.