O ex-prefeito e ex-deputado Augustinho Zucchi foi eleito, nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, para ocupar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Zucchi recebeu 46 votos favoráveis e dois votos contrários. Seis parlamentares estavam ausentes. O novo conselheiro assume a vaga após a indicação do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Zucchi passa a ocupar o posto deixado pelo ex-conselheiro Nestor Baptista.

A escolha ocorreu após o nome do novo conselheiro do Tribunal de Contas ter sido aprovado em reunião de uma Comissão Especial da Assembleia, quando foi sabatinado por parlamentares na última segunda-feira (12). Com a apresentação do relatório favorável à aprovação do ex-deputado para a vaga, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), convocou a eleição para esta quarta-feira.

Biografia

Nascido em Itapejara do Oeste, Augustinho Zucchi é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1985. Fez parte da União Paranaense dos Estudantes (UPE) e da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em 1982 fundou o Centro Acadêmico de Agronomia da UFPR e, em 1984, presidiu a Casa do Estudante Luterano Universitário (CELU), em Curitiba.

No ano seguinte, tornou-se funcionário de carreira do atual Instituto de Água e Terras (IAT). Foi Chefe do Escritório Regional do Instituto, em Pato Branco, e conduzido ao cargo de Diretor de Terras, em Curitiba, onde ficou até 1990. Entre 1991 e 1994, chefiou o Escritório Regional da Secretaria da Agricultura de Pato Branco.

Foi eleito deputado estadual, em 1994, com 18.622 votos. Permaneceu na Assembleia Legislativa até 2012, durante cinco mandatos. No exercício do mandato, presidiu por quatro anos a Comissão de Agricultura, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa.

Também participou de diversas Comissões da Assembleia Legislativa, como da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Portos e Bloco Parlamentar Agropecuário, em 1995; da Comissão Parlamentar de Saúde Pública, de 1995 a 1996; Comissão de Orçamento e Comissão de Terras, Imigração e Colonização, de 1995 a 1998; Comissão Especial da Estrada do Colono, Ecologia e Meio Ambiente e Assuntos do Mercosul, 1997 e 1998. Foi membro da Mesa Executiva em quatro mandatos, onde exerceu os cargos de secretário e vice-presidente.

O parlamentar deixou o Legislativo para assumir a prefeitura de Pato Branco, em 2013. Reeleito, permaneceu na prefeitura até 2020. Em 2022, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná.

Com informações da assessoria