O processo licitatório do transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) avança para uma nova fase, após a consulta pública virtual. Agendada para o dia 27 deste mês, a audiência pública, promovida pelo Governo do Estado através da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), será realizada no Canal da Música, às 19h, em Curitiba.
Durante o evento serão discutidos os estudos de elaboração do edital e o modelo de concessão do transporte coletivo da RMC, que será dividido em quatro lotes. As empresas que oferecerem a proposta mais vantajosa ao Estado, com tarifas de remuneração técnica mais baixas, poderão arrematar os contratos de 12 anos. A audiência será uma oportunidade para entidades de classe, sociedade civil organizada e empresas do setor esclarecerem dúvidas e apresentarem sugestões. O evento também será transmitido no YouTube da Amep.
Entre as mudanças significativas estão a expansão da operação para todos os 28 municípios da RMC, frota zero quilômetro, implementação de bilhetagem eletrônica, sistema Wi-Fi e câmeras de monitoramento. Após a audiência, as sugestões serão avaliadas pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) e os documentos passarão por análise e validação da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Secretaria da Fazenda, e Procuradoria-Geral do Estado antes do lançamento da licitação na Bolsa de Valores em São Paulo.
* Informações com assessoria
Por: Nasidi Cerqueira com supervisão de Joyce Carvalho