Deputados estaduais, representantes das universidades e de organizações sindicais participaram de uma audiência pública na manhã desta segunda-feira (12) na Assembleia Legislativa do Paraná para debater o projeto de lei que pretende terceirizar a gestão dos hospitais universitários do estado.

O texto faz parte do pacote de medidas administrativas propostas pelo governo do Paraná para o ano que vem. A medida foi enviada para o Legislativo em regime de urgência, mas um pedido de vista na Comissão de Constituição e Justiça paralisou a tramitação do projeto. Para o estado, o objetivo da iniciativa é garantir a unicidade e autonomia da gestão dos hospitais.

A medida é criticada por parlamentares de oposição e representantes das instituições, que afirmam que a proposta não foi debatida com setores que serão afetados pelo projeto. O deputado Tadeu Veneri (PT) foi o responsável por solicitar a audiência e criticou a maneira como o texto avança na Assembleia.

A medida atinge os hospitais universitários de Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa. Para a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Regina Gimenez Fávaro, as instituições precisam ser consultadas antes de qualquer alteração, por serem consideradas um bem público.

Por: Bruno de Oliveira