A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) realizou, nesta segunda-feira (1º), uma audiência para falar sobre a fiscalização das obras das concessionárias responsáveis por rodovias no Paraná.

O coordenador da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná da Assembleia, Fabio Oliveira (Podemos), destacou a necessidade da iniciativa.

A sessão contou com a participação de representantes da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

Para o deputado, outras reuniões deverão ser realizadas. Ele explicou que as obras prometidas para as rodovias que compõem os lotes 1 e 2 de estradas pedagiadas são bastante aguardadas pelo setor produtivo.

A audiência também contou com representantes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP-PR) e do Sistema Ocepar. Para o deputado, é preciso mapear os projetos.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), José Alberto Pereira Ribeiro, diz que as empresas que cuidam dos dois primeiros lotes desde o início deste ano, poderiam ser mais rápidas nos reparos elencados.

Ele apontou a necessidade das obras que devem melhorar o escoamento da produção agrícola paranaense, como a criação da terceira faixa da BR-277, para ampliar a capacidade portuária no estado.

Um aplicativo e um site foram desenvolvidos pela frente parlamentar, mas a ideia só será utilizada após as sugestões aplicadas pelos representantes dos setores. O projeto pretende mostrar, para a população, o avanço das obras.