A fabricante de carros Audi anunciou retomada da produção na fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

O anúncio da retomada foi feito na manhã desta quarta-feira (29) pelo presidente e CEO da Audi do Brasil, Daniel Rojas. A fábrica que fica em São José dos Pinhais vai produzir os novos modelos do Audi Q3 e do Audi Q3 Sportback, ambos equipados com motor 2.0 e 231 cavalos de potência.

A montadora terá a sua linha de SUVs 100% equipada com tração quattro, inédita no Brasil e que será utilizada pela primeira vez pela Audi em uma linha de montagem exclusiva na fabricação nacional.

 

A única fábrica da multinacional na América do Sul é a de Sâo José dos Pinhais. A Audi havia paralisado a produção em dezembro de 2020 e agora, em 2022, retoma a produção de veículos.

A reinauguração da linha de montagem da unidade de São José dos Pinhais contou com investimentos de R$ 100 milhões que foram destinados à modernização da fábrica, que ganhou novos maquinários, ferramentas, equipamentos de controle de qualidade e sistemas de tecnologia da informação, além de infraestrutura logística.

Segundo Daniel Rojas, a expectativa de produção gira em torno de 4 mil veículos por ano, produzidos no sistema SKD (Semi Knocked-Down), em que o veículo chega parcialmente desmontado à fábrica. Para isso serão contratados cerca de 200 funcionários.

 

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, comemorou a retomada da linha de produção que vai gerar empregos para os moradores da cidade.

 

O governador Ratinho Júnior também participou do anúncio da retomada da linha de montagem da Audi em São José dos Pinhais. Ele afirmou que esse retorno gera empregos diretos e indiretos.

 

A linha de montagem dos novos SUVs entrou em funcionamento há quase uma semana, em 23 de junho, e o primeiro veículo será entregue uma semana depois, nesta quinta-feira (30).