O atleta paranaense Raphael dos Santos, de 35 anos, conquistou a vaga para disputar o Mundial de Canoagem Maratona Máster de Paracanoagem, em Portugal.

Raphael pratica esporte desde os quatro anos de idade e depois de adulto, aos 22 anos, corria com colegas de trabalho. Até que em 2007 um fato mudou a vida dele. Ele trabalhava como segurança em uma casa noturna, foi baleado e tomou quatro tiros.

Após ficar com apenas metade dos movimentos da perna esquerda, foi em 2013 que ele conheceu a paracanoagem e se filiou ao Clube de Regatas Curitiba, à Confederação Brasileira de Canoagem e à Federação Paranaense de Canoagem.

Aos poucos a dedicação ao esporte aumentou. Atualmente ele acorda de madrugada para trabalhar, faz treinamentos e, desde 2020, também faz na faculdade o curso de Educação Física.

Em 2016 ele já tinha se classificado para o mundial mas não foi para a disputa porque não teve recursos. Fez rifas mas não conseguiu patrocínio.

Ano passado, ele foi vice-campeão brasileiro de canoagem maratona, prova que foi disputada em Brasília. Em março deste ano, Raphael repetiu o feito, foi novamente vice-campeão e garantiu a vaga para o mundial da modalidade.

O atleta novamente fez ações com rifas, vaquinha on-line e agora conseguiu também um patrocínio vai conseguir disputar o mundial. A expectativa é chegar ao pódio.

A disputa do mundial é importante para a carreira, mas Raphael entende que foi o esporte como um todo que mudou a sua vida.

 

O Mundial está marcado para os dias 26 de setembro e 2 de outubro e vai contar com a participação de atletas de mais de 20 países.