Com uma vitória sobre o Juventude, por 3 a 1, de virada em Caxias do Sul, o Athletico encerrou esta quarta-feira (8) em 2º lugar na Série A do Campeonato Brasileiro, com 16 pontos, abaixo somente do Corinthians, que tem 18. Pablo, Terans e Vitor Bueno foram os artilheiros da equipe do técnico Luiz Felipe Scolari, que não perde há seis partidas, somando duas vitórias pela Copa Libertadores da América, um empate e três vitórias pela competição nacional.

O rubro-negro, no entanto, pode descer até duas posições nesta quinta-feira (9), dependendo dos resultados de dois jogos. A torcida atleticana espera um empate entre Coritiba x São Paulo (20h, no Couto Pereira) e uma derrota do Palmeiras para o Botafogo (19h, em São Paulo).

Em Caxias do Sul, o time local abriu o placar aos 38 minutos do primeiro tempo, com um chute de Jadson, depois de uma cobrança de lateral pelo lado esquerdo do ataque gaúcho. No lance, a defesa atleticana não interceptou a bola arremessada por Moraes. Aos 47, Pablo empatou, após toques de Cuello e Terans.

Na segunda etapa, Léo Cittadini passou para Terans assinar o gol da virada, aos 17 minutos, e Vitor Bueno fechou a conta ao receber de Pablo, aos 50. Esta jogada teve início com um contra-ataque puxado por Marcelo Cirino.

Após a vitória no Estádio Alfredo Jaconi, o Athletico tem nova viagem na agenda da Série A. O próximo adversário é o Fortaleza, domingo (12), às 19h, na capital cearense.

Antes da partida desta quarta-feira, torcedores das duas equipes brigaram do lado de fora do estádio. Quatro atleticanos foram detidos, um teve ferimentos na cabeça (e foi levado para uma unidade de pronto atendimento) e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul proibiu a entrada de todos os que viajaram de Curitiba para ver o jogo no interior gaúcho. O torcedor ferido está consciente.