Na noite deste sábado (27), o Athletico venceu o Galo Maringá por 2 a 1, conquistou a primeira vitória na Arena da Baixada na temporada e voltou a triunfar no Campeonato Paranaense 2024 – Troféu Gil Rocha após dois empates consecutivos no estadual. Os atacantes Julimar e Pablo, este com um gol decisivo no segundo tempo, marcaram os gols que sacudiram uma Arena da Baixada recheada, mais uma vez, por mulheres, crianças e pessoas com deficiência. Alex Nemetz descontou para os visitantes que, mais uma vez derrotados, seguem sem vencer na competição.

O Athletico já começou o jogo em vantagem. Logo aos dois minutos, Thiago Heleno deu belo lançamento para Cuello, que cruzou para Julimar. O centroavante cabeceou, venceu o goleiro José Colman e explodiu a Arena da Baixada. Em vantagem, o Furacão controlava, pressionava, mas deixava espaços que, pouco a pouco, começavam a ser aproveitados pelo Galo Maringá. E, em uma dessas oportunidades, os visitantes empataram. Em contra-ataque, Cauari recebeu belo passe em profundidade, tocou para Guilherme Portuga que, por sua vez, serviu Alex Nemetz. Cara a cara com Bento, ele tocou e marcou o gol. Depois, a partida ficou fria e, ainda que controlasse a posse da bola, o Athletico não criou outras chances para retomar a dianteira no marcador.

As alterações certeiras no segundo tempo decidiram o jogo em favor do Athletico. De uma só vez, o técnico Osorio colocou Kaíque Rocha, Madson e Bruno Zapelli nos lugares de Gamarra, Benítez e Hugo Moura. O desempenho melhorou e o Furacão, desde o início, encurralou o Galo Maringá. Porém, faltava a efetividade para furar a retranca do rival. E ela veio aos 20 minutos, com Pablo, um dos grandes ídolos da história recente do clube. Ele, que havia entrado poucos minutos antes no lugar de Alex Santana, recebeu belo cruzamento de Madson, matou a bola no peito e chutou no canto do goleiro José Colman. Vencido fisicamente, o Galo não ameaçou mais e só não tomou mais um gol porque o arqueiro adversário evitou gols de Julimar e Zapelli. No fim, vitória do Furacão para a festa de pouco mais de 33 mil torcedores na Baixada.

CAMPEONATO PARANAENSE – Troféu Gil Rocha

4ª rodada
Sábado, 27 de janeiro
Maringá 1 x 1 Cascavel (Willie Davids, em Maringá)
Athletico 2 x 1 Galo Maringá (Ligga Arena, em Curitiba)
Domingo, 28 de janeiro
11h – Andraus x Azuriz (Vila Capanema, em Curitiba)
16h – São Joseense x Londrina (Estádio do Pinhãp, em São José dos Pinhais)
18h30 – PSTC x Cianorte (Álvaro Alves, em Alvorada do Sul)
18h30 – Coritiba x Operário (Couto Pereira, em Curitiba)

5ª rodada
Terça, 30 de janeiro
18h30 – Andraus x São Joseense (Vila Capanema, em Curitiba)
Quarta, 31 de janeiro
19h – Cascavel x PSTC (Olímpico Regional, em Cascavel)
20h – Cianorte x Athletico (Albino Turbay, em Cianorte)
20h – Londrina x Galo Maringá (Estádio do Café, em Londrina)
Quinta, 1º de fevereiro
20h30 – Azuriz x Coritiba (Os Pioneiros, em Pato Branco)
20h30 – Operário x Maringá (Germano Krüger, em Ponta Grossa)

Classificação

1º Cianorte… 9 pontos
2º Maringá… 8 pontos (saldo de 6 gols)
3º Athletico… 8 pontos (saldo de 3 gols)
4º Coritiba… 7 pontos (saldo de 4 gols)
5º Azuriz… 7 pontos (saldo de 3 gols)
6º Cascavel… 5 pontos
7º Operário… 4 pontos
8º Londrina… 2 pontos
9º São Joseense… 1 ponto (saldo negativo de 3 gols)
10º PSTC… 1 ponto (saldo negativo de 4 gols)
11º Galo Maringá… 1 ponto (saldo negativo de 5 gols)
12º Andraus… 0

Os 12 times se enfrentam em turno único na 1ª fase. Os oito primeiros colocados avançam para as quartas-de-final e os dois últimos descem para a 2ª divisão.