Na noite desta quarta-feira (31), o Athletico venceu o Cianorte no estádio Albino Turbay, em Cianorte, por 1 a 0 e assumiu a liderança do Campeonato Paranaense 2024 – Troféu Gil Rocha. O meia Jader, que volta de um empréstimo ao Atlético Nacional, da Colômbia, marcou no 2º tempo o gol que garantiu a terceira vitória do Furacão na competição estadual (a segunda consecutiva). O Furacão, agora, torce contra o Coritiba que, nesta quinta-feira (1º), enfrenta o Azuriz. Se o Coxa pontuar em Pato Branco voltará a ocupar a 1ª posição do torneio estadual. A bola rola às 20h30. O Cianorte, por sua vez, cai para a 3ª posição e pode perder mais colocações na tabela até o final da rodada.

O Athletico dominou o 1° tempo no Albino Turbay. Ainda que tenha poupado alguns jogadores, como o goleiro Bento, o zagueiro Thiago Heleno, os volantes Fernandinho e Alex Santana e o atacante Cuello, o Furacão foi superior desde o início e só não abriu o placar porque Vinícius, goleiro do Cianorte, se destacou. Aos 12 minutos, ele espalmou uma bela cobrança de falta do argentino Bruno Zapelli. Pouco tempo depois, aos 21, o arqueiro fez grande defesa em cabeçada forte de Gamarra e deu sorte ao ver Madson chutar o rebote na trave. Acuado e tendo apostas malsucedidas nos contra-ataques, o Leão do Vale ainda viu Pablo desperdiçar mais duas chances, aos 33 e 34 minutos, de abrir o placar para o Athletico.

No 2º tempo, o cenário do jogo se alterou. O Athletico baixou a intensidade e viu o Cianorte crescer no jogo, especialmente após as alterações promovidas pelo técnico Zé Roberto Lucini. O Furacão, por sua vez, apostava no banco de reservas com jogadores testados neste início do ano, mas que ainda podem sair novamente do clube. Quase que de uma vez, Jader, Matheus Babi e Danielzinho entraram no jogo e foram decisivos em prol do Athletico. Aos 33 minutos, Zapelli fez belo lançamento para Babi, que trombou com a defesa e deixou a bola para Jader. O meia driblou a defesa batida do Cianorte e tocou para o gol. Depois, o Furacão segurou a pressão do adversário e garantiu a vitória.

CAMPEONATO PARANAENSE – Troféu Gil Rocha

5ª rodada
Terça, 30 de janeiro
Andraus 1 x 0 São Joseense (Vila Capanema, em Curitiba)
Quarta, 31 de janeiro
Cascavel 2 x 0 PSTC (Olímpico Regional, em Cascavel)
Cianorte 0 x 1 Athletico (Albino Turbay, em Cianorte)
Londrina 1 x 2 Galo Maringá (Estádio do Café, em Londrina)
Quinta, 1º de fevereiro
20h30 – Azuriz x Coritiba (Os Pioneiros, em Pato Branco)
20h30 – Operário x Maringá (Germano Krüger, em Ponta Grossa)

6ª rodada
Sábado, 3 de fevereiro
16h – Cascavel x Londrina (Olímpico Regional, em Cascavel)
18h30 – Athletico x PSTC (Ligga Arena, em Curitiba)
Domingo, 4 de fevereiro
16h – Operário x Azuriz (Germano Krüger, em Ponta Grossa)
18h30 – Coritiba x Andraus (Couto Pereira, em Curitiba)
18h30 – Galo Maringá x Cianorte (Willie Davids, em Maringá)
Segunda, 5 de fevereiro
20h – Maringá x São Joseense (Willie Davids, em Maringá)

Classificação

1º Athletico… 11 pontos
2º Coritiba… 10 pontos
3º Cianorte… 9 pontos
4º Maringá… 8 pontos (saldo de 6 gols)
5º Cascavel… 8 pontos (saldo de 1 gol)
6º Azuriz… 7 pontos
7º Andraus… 6 pontos
8º Operário… 4 pontos (saldo negativo de 3 gols)
9º Galo Maringá… 4 pontos (saldo negativo de 4 gols)
10º PSTC… 4 pontos (saldo negativo de 5 gols)
11º Londrina… 3 pontos
12º São Joseense… 2 pontos

Os 12 times se enfrentam em turno único na 1ª fase. Os oito primeiros colocados avançam para as quartas-de-final e os dois últimos descem para a 2ª divisão.