Terminou sem gols o primeiro jogo entre Athletico e Estudiantes de La Plata, disputado nesta quinta-feira (4) na Arena da Baixada, pelas quartas-de-final da Copa Libertadores da América. A partida teve uma polêmica no primeiro tempo, quando um pênalti foi marcado para o time paranaense, aos 24 minutos, e anulado em seguida após consulta do árbitro venezuelano Jesús Valenzuela ao VAR. No lance, Cuello cabeceou e a bola bateu no braço de Godoy, jogador do visitante. Aos 36 do segundo, Thiago Heleno fez de cabeça o que seria o gol da vitória rubro-negra, mas também com interferência do VAR a jogada foi invalidada por impedimento de Khellven, que fez a assistência. A questão do pênalti é discutível, a do gol não: houve impedimento.

Na próxima quinta-feira (11) às 21h30, em La Plata, na Argentina, as duas equipes vão se enfrentar novamente. O vencedor avança para as semifinais. Se acontecer um novo empate, pênaltis vão apontar o classificado.

O time paranaense teve mais posse de bola, mas a primeira grande chance foi do Estudiantes: aos 16 minutos, depois de uma cobrança de escanteio, Lollo cabeceou forte e o goleiro Bento espalmou. Com pouca entrada na área argentina, o Athletico teve dois fortes disparos em cobranças de falta, um de Khellven e outro de Cuello, ambos defendidos pelo goleiro Andújar, na altura dos 40 minutos.

Na segunda etapa, aos 14, Piatti tentou encobrir o goleiro Bento, mas a bola saiu pela linha de fundo. A esperada pressão do mandante só aconteceu após os 25 minutos, com finalizações de Pedro Henrique, Léo Cittadini (estas de cabeça) e Fernandinho, que também saíram pela linha de fundo. Nesta altura, a principal alavanca continuou sendo o lateral-direito Khellven, que iniciou a jogada que resultou no pênalti anulado e fez o cruzamento no lance do gol invalidado.

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
Quartas-de-final, rodada de ida
Quinta-feira, 4/8 – 21h30 – Arena da Baixada
ATHLETICO 0 x 0 ESTUDIANTES DE LA PLATA
Árbitro: Jesús Valenzuela, auxiliado por Jorge Urrego e Tulio Moreno, todos da Venezuela
Árbitro de vídeo: Julio Bascuñan (Chile)
Cartões amarelos: Fernandinho, Hugo Moura (Athletico), Rogel, Más e Manuel Castro (Estudiantes)
Renda: não divulgada
Público total: 34.173
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Fernandinho, Hugo Moura (Léo Cittadini) e Terans (Alex Santana); Canobbio (Vitinho), Pablo (Vitor Roque) e Cuello (Rômulo); técnico: Luiz Felipe Scolari.
Estudiantes: Andújar; Godoy, Rogel, Morel, Lollo e Más; Zuqui (Nehuén Paz), Jorge Rodríguez, Manuel Castro e Piatti (Rollheiser); Mauro Méndez (Pellegrino); técnico: Ricardo Zielinski.