Após sofrer um gol logo aos 30 segundos do primeiro tempo, o Athletico derrotou o Belgrano, da Argentina, por 2 a 1, nesta quinta-feira (15), na Ligga Arena, pela rodada de ida das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. Todos os gols foram de cabeça: Franco Jara fez 1 a 0 para o visitante; Erick e Christian viraram o placar.

Na próxima quinta (22), às 19h, em Córdoba, na Argentina, o rubro-negro vai ter a vantagem do empate para avançar para as quartas-de-final. Para o time argentino resta apenas a vitória: por um gol de diferença para provocar uma disputa de pênaltis; por dois ou mais para se classificar já no tempo normal.

No lance do primeiro gol, Javier Vélazquez cruzou da esquerda e Franco Jara completou de cabeça. O visitante voltou a assustar aos 27, quando um disparo de Quignón passou perto da trave atleticana.

O Athletico só arriscou pela primeira vez após os 30 minutos: Erick tentou de fora da área e a bola saiu pela linha de fundo; Esquivel cobrou falta e o goleiro Chicco espalmou. Mas aos 40, Esquivel cruzou da meia esquerda e o cabeceio de Erick decretou o empate.

A segunda etapa começou com o time da casa no ataque. Aos 16, Esquivel cruzou novamente, desta vez para Christian: 2 a 1 para o Athletico. Aos 21, um susto para a equipe paranaense: um gol de Reyna para o Belgrano. Este lance, porém, foi anulado, após consulta do árbitro boliviano Gery Vargas ao VAR, porque Thiago Heleno sofreu falta.

Depois, se destacaram os goleiros: Chicco evitou um gol de João Cruz; Léo Linck impediu um de Metilli e outro de Chavarría.