Após 14 anos no Athletico, o goleiro Santos (foto) deixa o rubro-negro paranaense e se transfere para o Flamengo, onde vai assinar um contrato válido por quatro temporadas. Por outro lado, volta para a equipe atleticana o atacante Vitinho, emprestado até junho pelo Dínamo, da Ucrânia. Estas duas definições aconteceram nesta sexta-feira (1).

Santos estava no Athletico desde 2008, inicialmente nas categorias de base. O time anterior dele foi o Porto, de Caruaru-PE. Na época, Aderbar Melo dos Santos Neto tinha 18 anos. Agora, tem 32 e vários títulos: dois da Copa Sul-Americana (2018/2021), dois do Campeonato Paranaense (2016/2020), um da Copa do Brasil (2019) e o da Levain Cup/Conmebol (2019). Como atleta do rubro-negro, Santos foi titular da seleção brasileira que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano passado.

Vitinho tem contrato até 2026 com Dínamo. Mas o acordo com o Athletico, além de reforçar a equipe do técnico Alberto Valentim por três meses, permite que este atacante de 23 anos permaneça em atividade mesmo durante a guerra entre Ucrânia e Rússia.

Com Vitinho entre os inscritos na Copa Libertadores da América, o Athletico estreia na próxima terça-feira (5), contra o Caracas, na capital venezuelana, às 19h15, pelo horário de Brasília.