Com um gol de pênalti cobrado por Vitor Bueno, o Athletico derrotou o São Paulo, por 1 a 0, neste domingo (31), na Arena da Baixada, e quebrou uma sequência invicta do São Paulo, que durou seis rodadas na Série A do Campeonato Brasileiro, incluindo quatro empates consecutivos. O tricolor paulista é o time que mais empatou até aqui na competição: 11 vezes. O pênalti que decretou esta vitória rubro-negra foi o segundo da tarde: no primeiro, também para a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari, Thiago Heleno chutou e o goleiro Felipe Alves defendeu com a perna esquerda.

Na classificação da Série A, após 20 rodadas, o Athletico subiu do quinto para o quarto lugar, agora com 34 pontos, e o São Paulo permaneceu em décimo, com 26.

Aos 19 minutos da primeira etapa, a torcida do time paranaense comemorou um gol de Canobbio, mas a arbitragem anulou o lance apontando impedimento. Pouco antes do intervalo, em mais um ataque paranaense, Vitor Roque chutou forte da entrada da área e Felipe Alves catou a bola.

O pênalti cobrado por Thiago Heleno e defendido por Felipe Alves aconteceu aos oito minutos do segundo tempo e foi marcado após o goleiro derrubar Vitor Roque. Aos 23, houve o gol de Vitor Bueno na segunda penalidade, esta anotada depois de João Moreira empurrar Canobbio.

Com a vantagem de 1 a 0, a melhor chance atleticana veio com um passe de Fernandinho, que encobriu a defesa são-paulina e serviu Vitinho: agachado e de cabeça, Felipe Alves evitou o gol do atacante. Nos últimos sete minutos, o mandante ficou com um jogador a menos porque Marcelo Cirino deixou o gramado com dores no joelho e Felipão já havia feito as cinco alterações permitidas. O São Paulo pressionou no final, mas esbarrou na defesa atleticana.

Os dois clubes pouparam titulares neste domingo devido à rodada de ida das oitavas-de-final de competições continentais. Ambos vão jogar em casa no meio de semana: o São Paulo contra o Ceará, quarta-feira (3), às 19h15 no Morumbi, pela Copa Sul Americana; o Athletico diante do Estudiantes, da Argentina, às 21h30, na Arena da Baixada.

Pelo Brasileiro, o próximo adversário do rubro-negro paranaense será o Atlético Mineiro, domingo (7), às 19h, no Mineirão.

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
20ª rodada
Domingo, 31/7 – 16h – Arena da Baixada
ATHLETICO 1 x 0 SÃO PAULO
Gol: Vitor Bueno aos 23 minutos do 2º tempo:
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE), auxiliado por Bruno Raphael Pires (GO) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
Árbitro de vídeo: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Fernandinho, Thiago Heleno, Léo Cittadini (Athletico), Felipe Alves, Nikão, Luizão e Luciano (São Paulo)
Renda: R$ 840.160,00
Público total: 26.492
Athletico: Bento; Khellven, Thiago Heleno, Matheus Felipe e Abner (Pedrinho); Erick, Fernandinho e Vitor Bueno (Léo Cittadini); Cannobio (Marcelo Cirino), Vitor Roque (Rômulo) e Cuello (Vitinho); técnico: Luiz Felipe Scolari.
São Paulo: Felipe Alves; Rafinha, Miranda, Luizão (Calleri) e João Moreira; Pablo, Talles (Léo), Galoppo e Rodriguinho (Igor Gomes); Nikão (Luciano) e Marcos Guilherme (Nestor); técnico: Rogério Ceni.