O Athletico precisava apenas de um empate para confirmar vaga para as oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. Porém, o time do técnico Cuca perdeu para o Sportivo Ameliano, do Paraguai, por 1 a 0, nesta quinta-feira (30), na Ligga Arena. no encerramento da fase de grupos e, para tentar permanecer na competição, vai ter que disputar um play-off (uma série de duas partidas) contra um dos terceiros colocados da Copa Libertadores da América, entre os dias 16 e 25 de julho. Já a equipe paraguaia se classificou diretamente para as oitavas-de-final.

A derrota nesta quinta foi a segunda consecutiva do Athletico em casa. No dia 15 passada, o rubro-negro perdeu para o Danubio, do Paraguai, por 2 a 1.

O Athletico controlou o 1º tempo, mas não conseguiu criar muitas chances diante do Ameliano, bem postado na defesa. As melhores chances ocorreram aos 28 minutos, em um disparo de Alex Santana, que saiu pela linha de fundo, e aos 31, em uma finalização de Cuello defendida pelo goleiro Rossi. O Furacão, ainda sim, chegou a colocar uma bola na rede, aos 37 minutos, com o lateral-direito Léo Godoy. Porém, ele estava em posição de impedimento e o gol foi anulado.

No 2º tempo, o Athletico tentou imprimir um ritmo forte e ameaçar mais o Sportivo Ameliano. Porém, quem festejou foi o time paraguaio. Aos 15 minutos, aproveitando um raro contra-ataque e um erro de Lucas Esquivel, Torales cortou Thiago Heleno e fuzilou a meta do goleiro Bento: 1 a 0. Em vantagem, o rival recuou e o Furacão tentou ensaiar uma nova pressão. Alex Santana perdeu um gol feito aos 30. Canobbio, aos 34, não empatou pois a zaga tirou sua finalização em cima da linha. E só. No fim, vaias e protestos da torcida.