O Athletico terminou 2023 com uma derrota para o Cuiabá, por 3 a 0, nesta quarta (6), na Arena Pantanal. Clayson (duas vezez) e Derik, ainda no primeiro tempo, decretaram a vitória do Dourado, em casa. Com o resultado negativo, o Furacão ainda desperdiçou a chance de fechar o Campeonato Brasileiro na 7ª colocação e embolsar R$ 33,4 milhões de premiação. Na 8ª posição (atrás do Fluminense, que também perdeu na rodada e dos classificados à próxima Libertadores da América), o time paranaense recebe R$ 31 milhões.

O primeiro tempo foi de domínio total do Cuiabá. Enfrentando um apático Athletico, o Dourado saiu na frente cedo, graças a um pênalti infantil cometido por Kaíque Rocha em Derik. Na cobrança, Clayson deslocou Bento e colocou o time mato-grossense em vantagem. Pouco tempo depois, o próprio Clayson contribuiria com mais um gol dos mandantes. Após receber passe de Pitta, ele cruzou e colocou a bola na cabeça de Derik. Sozinho, ele apenas empurrou para o fundo das redes e marcou o segundo gol do Cuiabá, que sequer foi ameaçado pelo Furacão.

Na segunda etapa, o técnico Wesley Carvalho mexeu no time e melhorou o desempenho do time paranaense. Com movimentações e cruzamentos, o Athletico tentou pressionar o Cuiabá que, vencendo, abaixou as linhas e preferiu esperar o adversário, mas o placar se manteve inalterado. Nos acréscimos, ainda deu tempo de Clayson fazer o terceiro gol do Cuiabá e decretar uma das piores derrotas do Furacão no torneio.

Classificado para mais uma edição da Sul-Americana, o Furacão somou 56 pontos, com 14 vitórias, 14 empates e  dez derrotas. O Cuiabá, por sua vez, finalizou bem o Brasileirão. Em 2024, o Dourado, que também jogará a Sul-Americana, emendará a sua quarta participação consecutiva na elite do Brasileirão. A equipe do técnico António Oliveira finalizou a competição na 12ª posição, com 51 pontos.