Com uma goleada sobre o Caracas, por 5 a 1, nesta quinta-feira (26), na Arena da Baixada, o Athletico se classificou para as oitavas-de-final da Copa Libertadores da América como segundo colocado do grupo B. Mais de 24 mil torcedores comemoraram dois gols de Pablo (foto), dois de Christian e um de Pedro Rocha.

O primeiro lugar da mesma chave ficou com o Libertad que também goleou nesta quinta: 4 a 1 contra o The Strongest, da Bolívia, em Assunção. Como a equipe paraguaia e o Athletico chegaram a dez pontos, o desempate ocorreu no saldo de gols, por 2 a 1.

O time do técnico Luiz Felipe Scolari fez 3 a 0 no primeiro tempo: aos 18 minutos, Pablo acertou de fora da área; aos 22, um desvio em Pablo, após um chute de Terans, ampliou a vantagem; aos 45, Christian emendou de primeira na grande área após um cruzamento de Abner pela esquerda (Abner também fez a assistência para o primeiro gol).

Na segunda etapa, Rivero descontou de cabeça para o Caracas, aos 13 minutos, Christian anotou o quarto gol atleticano carregando a bola da meia esquerda até a entrada da área, aos 25, e Pedro Rocha fechou o placar, ao receber um passe de Pablo, aos 29.

Por ter sido um dos oito segundos colocados da fase de grupos, o Athletico fica no pote 2 do sorteio. Este pote também inclui outros dois brasileiros (Corinthians e Fortaleza), dois argentinos (Velez Sarsfield e Talleres), um colombiano (Tolima), um equatoriano (Emelec) e um paraguaio (Cerro Porteño). No outro estão os líderes de chave: três brasileiros (Palmeiras, Atlético Mineiro e Flamengo), quatro argentinos (Boca Juniors, River Plate, Estudiantes e Colón) e um paraguaio (Libertad). Os confrontos terão um time de cada pote.

Os 16 participantes das oitavas têm direito a US$ 1 milhão e 50 mil (cerca de R$ 5 milhões), prêmio em dinheiro a ser pago pela Conmebol.

A próxima etapa vai começar somente no dia 28 de junho.

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA

Grupo B – 6ª e última rodada

Quinta, 26/5 – 19h

Athletico 5 x 1 Caracas (na Arena da Baixada)

Libertad 4 x 1 The Strongest (em Assunção)

Classificação

1º Libertad (Paraguai)… 10 pontos, 3 vitórias e saldo de 2 gols

2º Athletico… 10 pontos, 3 vitórias e saldo de 1 gol

3º The Strongest (Bolívia)… 6 pontos, 1 vitória e saldo de 1 gol

4º Caracas (Venezuela)… 6 pontos, 1 vitória e saldo negativo de 4 gols