No primeiro jogo após a decisão da Copa Libertadores da América, o Athletico derrotou o Goiás, por 3 a 2, na tarde desta quarta-feira (2) na Arena da Baixada, e permaneceu em sexto lugar na classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, com 54 pontos. O time paranaense vencia por 3 a 0 aos 28 minutos do primeiro tempo, com dois gols de Terans (o primeiro de pênalti) e um de Alex Santana, mas a equipe goiana descontou, através de Yan Souto e Pedro Raul, que aproveitou falha do goleiro Bento. No final desta partida, os atleticanos Canobbio e Vitinho balançaram a trave.
Faltam três rodadas para o final e o rubro-negro tenta a classificação para a Libertadores de 2023: se ficar até o sexto lugar entra na fase de grupos; se for o sétimo ou o oitavo colocado vai disputar a competição continental a partir de uma etapa preliminar.
Já o Goiás, que é o 13º na tabela, com 43 pontos, continuou na faixa de acesso para a Copa Sul-Americana, que vai do nono ao 14º lugar.
Athletico 3 x 2 Goiás
Aos cinco minutos, Terans fez 1 a 0, ao cobrar pênalti marcado após Vitor Roque ser atingido por Yan Souto. Aos doze, depois de uma jogada iniciada por Vitor Roque, que passou por dois adversários, a defesa goiana impediu o chute de Vitinho e quem chutou foi Alex Santana da entrada da área: 2 a 0. No lance do terceiro gol, aos 28, Fernandinho ergueu da meia esquerda e Terans cabeceou certeiro.
A reação do Goiás começou com um escanteio aos 39 minutos: Dadá Belmonte cobrou e Yan Souto concluiu de cabeça. Já no segundo tempo, aos cinco, o goleiro Bento falhou na reposição de bola, Marquinhos Gabriel aproveitou o deslize e tocou para Pedro Raul marcar o segundo gol do visitante.
Preocupado com a melhora do adversário, o Athletico voltou ao ataque e parou duas vezes na trave: o disparo de Canobbio bateu no poste direito do goleiro Tadeu; o de Vitor Roque balançou o travessão e, no rebote, o atacante finalizou novamente, mas teve o gol barrado por Tadeu, que espalmou.
Jogos que restam ao Athletico na Série A
Sábado, 5… Internacional, 21h, em Porto Alegre;
Quarta, 9… Atlético Goianiense, 20h30, em Goiânia;
Domingo, 13… Botafogo, 16h, na Arena da Baixada.
CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
35ª rodada
Quarta-feira, 2/11 – 16h – Arena da Baixada
ATHLETICO 3 x 2 GOIÁS
Gols do Athetico: Terans aos 5 minutos, Alex Santana aos 12 e Terans aos 28 do 1º tempo
Gols do Goiás: Yan Souto aos 39 minutos do 1º tempo e Pedro Raul aos 5 do 2º
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Tiago Augusto Kappel Diel (RS)
Árbitro de vídeo: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP)
Cartões amarelos: Abner (Athletico) e Yan Souto (Goiás)
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Pedrinho; Fernandinho (Erick), Alex Santana (Léo Cittadini) e Terans (Hugo Moura); Vitor Bueno (Canobbio), Vitinho (Abner) e Vitor Roque; técnico: Paulo Turra (interino). O técnico Luiz Felipe Scolari cumpriu suspensão.
Goiás: Tadeu; Yan Souto, Caetano (Hugo) e Reynaldo; Diego, Auremir (Nicolas), Caio (Luan Dias) e Dadá Belmonte (Maguinho); Apodi (Marquinhos Gabriel), Pedro Raul e Vinícius; técnico: Jair Ventura Filho.