Na noite desta quinta-feira (30), Cruzeiro e Athletico empataram em 1 a 1 em partida disputada no estádio do Mineirão, pela antepenúltima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O resultado foi ruim para os donos da casa, que ainda não escapou do risco de rebaixamento, e também para o Furacão, que teve eliminadas as chances de se classificar para a próxima Libertadores da América. Com isso, em 2024 o time paranaense buscará o tricampeonato da Copa Sul-Americana. Vitor Roque e Matheus Pereira, ambos no segundo tempo, marcaram os gols do confronto.
O primeiro tempo foi agitado no Mineirão, com o Cruzeiro pressionando o Athletico. Aos sete minutos, Arthur Gomes recebeu cruzamento e cabeceou no travessão. No rebote, ele chutou para uma defesa milagrosa de Bento, que ainda viu Cacá salvar um gol certo de Marlon, em um novo rebote. Acuado, o Furacão viu o seu goleiro fazer outras boas defesas e evitar que o rubro-negro, defensivamente exposto, sofresse um gol dos mineiros. Ainda sim, o time paranaense teve uma chance de ouro para marcar. Aos 44, Willian recebeu passe e, cara a cara com Rafael Cabral, teve a finalização defendida pelo goleiro. No fim, o Athletico saiu no lucro com o 0 a 0.
Sofrendo com a pressão, o Athletico promoveu mudanças para o segundo tempo e teve em Vitor Roque o ingrediente para mudar os rumos do jogo. Melhor, o time paranaense superou o abafa inicial da Raposa e abriu o placar aos 19 minutos, graças a um gol de oportunismo do próprio Roque em bela trama de Fernandinho e Erick. Desesperado, o Cruzeiro partiu pra cima e viu o artilheiro Bruno Rodrigues parar em Bento, o melhor jogador da partida, em pênalti bem assinalado pela arbitragem. Aos 39, porém, não teve jeito. Nikão deu a bola nos pés de Matheus Pereira, que chutou forte no canto direito do goleiro do Furacão. 1 a 1.
Com 53 pontos, o Athletico segue na oitava colocação da Série A e não tem mais condições, seja por pontuação ou critérios de desempate, de alcançar a zona de classificação para a próxima Libertadores (esta zona vai até a sexta posição). Agora, a equipe de Wesley Carvalho se prepara para a partida diante do Santos, marcada para domingo (3), às 18h30, na Arena da Baixada. Também no domingo (3) às 18h30, o Cruzeiro vai encarar o Botafogo no estádio Nilton Santos.