O Athletico anunciou nesta segunda-feira (27) a contratação de Fernandinho (foto), que volta ao rubro-negro após 17 anos. Com acordo válido até o final de 2024, o experiente volante de 37 anos foi apresentado pelo presidente atleticano Mario Celso Petraglia durante uma entrevista coletiva.

Ao saudar o jogador, o dirigente frisou que Fernandinho também era disputado por outros clubes.

Fernandinho disse que o retorno passou por conversas com a família.

Sem jogar desde o dia 22 de maio, o volante falou da experiência de atuar recentemente como zagueiro no Manchester City, à pedido do técnico Pep Guardiola.

Também nesta entrevista, Petraglia afirmou que ainda tenta a contratação de outro experiente jogador, o lateral-direito Daniel Alves, de 39 anos, que se despediu do Barcelona, mas que é pouco provável o acerto.

Outro assunto abordado foi a polêmica ideia de torcida única. Na tentativa de diminuir os casos de violência, Petraglia disse que o clube pode permitir que a torcida organizada Os Fanáticos use novamente bandeiras, faixas e instrumentos musicais, mas que vai exigir, em contrapartida, que a facção não viaje mais para acompanhar o time.

Londrinense, Fernandinho passou pelo PSTC, um tradicional clube formador de atletas, de Londrina, antes de chegar às categorias de base do Athletico. Pelo rubro-negro, foi vice-campeão brasileiro em 2004 e campeão paranaense em 2005. Depois, se destacou em dois clubes da Europa: no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde conquistou 14 títulos, e no Manchester City, da Inglaterra, com 13 troféus.

No Athletico, Fernandinho reencontra o técnico Luiz Felipe Scolari, com trabalhou na Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil. O volante também disputou o mundial de 2018, na Rússia. O jogador que agora retorna só poderá entrar em campo depois do dia 18 de julho, quando será aberta uma nova janela de transferência para clubes da Série A do Campeonato Brasileiro.

Nesta terça-feira (28), o Athletico enfrenta o Libertad, de Assunção, às 21h30, na Arena da Baixada, pela rodada de ida das oitavas-de-final da Copa Libertadores da América.