Curitiba identificou um aumento de 43% nos atendimentos respiratórios de crianças de zero a 12 anos na segunda-feira (20/3), e de 76% na terça-feira (21/3), comparado à média do mês de março de 2022.

Com a chegada do outono, a oscilação da temperatura entre frio e calor, dias mais secos e com grande amplitude térmica, são comuns os quadros respiratórios, principalmente entre crianças e idosos. Como destaca o médico infectologista, Moacir Pires Ramos.

A médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde, Marion Burger, destaca que é justamente no outono em que o vírus da gripe começa a aparecer com mais força.

Por causa disso, é indicado que as pessoas atualizem o calendário vacinal. As vacinas da gripe, por exemplo, devem estar disponíveis no sistema publico de saúde no final do mês de Abril.

No caso de sintomas mais leves, a pessoa também pode consultar via tele-atendimento. Outro cuidado importante é manter a higienização das mãos em dia.

Além de manter alimentação balanceada manter uma boa hidratação e também a prática de atividades físicas.

A Central atende pelo telefone 3350-9000, todos os dias, das 8h às 20h.

Esse atendimento por telefone avalia cada caso e vai recomendar as medidas e orientações necessárias em cada situação, que podem incluir recomendação de isolamento, prescrição de medicamento e, conforme o quadro, até o encaminhamento para outro ponto de atendimento do SUS Curitibano.