Defensoria Pública do Paraná agora faz o atendimento a 73 cidades do Estado. Até o começo do ano, o atendimento era para 59 municípios do Paraná. Segundo a própria Defensoria, o aumento foi possível graça a posse de 40 novos defensores no Estado neste ano.

Com esse crescimento, a expectativa é que a Defensoria consiga chegar a aproximadamente um milhão de pessoas a mais em todo o estado. Os critérios para escolher as regiões que receberam o reforço de profissionais foram pautados nos locais que tem maiores índices de exclusão social e adensamento populacional. No Paraná, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, o Ipardes, 91% da população tem perfil socioeconômico para ser atendido pela Defensoria, com renda familiar de até três salários mínimos.

A área da Família e Sucessões, que atende casos de divórcio, dissolução de união estável, reconhecimento de paternidade, guarda e pensão, entre outros, é a área da Defensoria que recebe a maior demanda da população. Em 2022, a Defensoria registrou 200 mil atendimentos em todo o Paraná. Deste total, 102 mil foram da área da Família. Em Curitiba, a área prestou 44 mil atendimentos no ano passado.

A Defensoria agora passa a atender também a população de Colombo e Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, depois de ter interrompido o serviço nestas duas cidades por seis anos. Ao todo, há agora duas defensoras públicas em Almirante Tamandaré e dois defensores públicos em Colombo.

Serviço: Curitiba, Colombo e Almirante Tamandaré

1.º atendimento

Não é necessário agendamento para ser atendido pela primeira vez pela Defensoria em Curitiba, Colombo e Almirante Tamandaré. Basta ir até a sede da instituição na Rua José Bonifácio, 66, no Centro (prédio vermelho localizado atrás da Catedral Tiradentes), entre 9h e 15h.

Serviço da Defensoria no Tribunal do Júri de Curitiba

Hora e local: de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h

Endereço: Rua Ernâni Santiago de Oliveira, n° 268, Centro Cívico.

Contatos: Telefone (41) 3352-2964; Whatsapp (41) 99117-0905; e pelo e-mail [email protected]