Sem concessionárias administrando os principais trechos das rodovias paranaenses, o atendimento ao motorista mudou. Agora, as unidades de atendimento ao usuário, onde havia água e espaço para descanso estão fechadas. Além disso, a dinâmica para socorro em casos de acidentes também foi alterada, como explica Neocleciana Gonçalves, da equipe de Comunicação da Policial Rodoviária Federal no Paraná.

Nos casos que não envolvem vítimas o boletim de ocorrência pode ser feito pelo próprio condutor, pela internet, já que a prioridade da Polícia e do Corpo de Bombeiros são os atendimentos que envolvem vítimas.

O serviço de guincho está sendo licitado pelo governo do Estado e, por enquanto, haverá o uso de guinchos da Polícia Militar para este tipo de atendimento. As áreas antes administradas pelas concessionárias Econorte e Caminhos do Paraná seguem com esse tipo de serviço, mesmo após o final dos contratos, como resultado de um acordo firmado com o governo no Estado.

Nos demais trechos, o acionamento pode ser pelo telefone 190 ou o motorista deve acionar guinchos particulares. Ainda segundo Neocleciana, em caso de panes, é necessária a retirada do veículo da pista o quanto antes, para que acidentes não ocorram.