Entre esta segunda (17) e a terça-feira (18), a Secretaria Estadual de Educação realiza uma consulta pública em diversas escolas da rede estadual para ouvir a comunidade sobre dois temas: a ampliação do modelo de colégios cívico-militares e a adesão ao programa Parceiro da Escola.

Nos dois dias, a consulta ficará aberta das 8h às 22h. De acordo com a secretaria, cada colégio participante ficou responsável por divulgar previamente os horários, locais e o procedimentos de votação à comunidade escolar. Podem participar pais ou responsáveis por alunos matriculados nos ensinos Fundamental e Médio, além de estudantes maiores de 18 anos. Para votar, será obrigatória a identificação com documento oficial com foto (como RG ou carteira de motorista).

Modelo cívico-militar

Com relação ao ingresso no modelo de ensino cívico-militar (já a partir do próximo ano letivo) a consulta é feita agora 50 unidades escolares que foram selecionadas a partir de critérios técnicos definidos pela Secretaria da Educação. Elas estão espalhadas por 34 cidades e atendem pouco mais de 21 mil alunos. Onze delas são de Curitiba.


SAIBA MAIS:


Entre elas estão o Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha, o Domingos Zanlorenzi, também os colégios estaduais Gabriela Mistral e Guido Straube e a escola estadual Ivo Zanlorenzi. Fecham a lista os colégios João Paulo II, José Guimarães, Loureiro Fernandes, Maria Pereira Martins, Santos Dumont e José Busnardo.

Não há colégios de municípios da região metropolitana incluídos nessa consulta de novembro.

Parceiro da escola

Já as consultas realizadas pela Secretaria de Educação entre os dias 17 e 18 de novembro e que tem como tema a adesão ao projeto Parceiro da Escola, serão realizadas em 96 unidades escolares do estado.

São colégios que reúnem cerca de 44,5 mil estudantes e que ficam em 78 municípios, entre eles Curitiba e outros da região metropolitana, incluindo Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

As consultas, de acordo com a Secretaria de Educação, tem como objetivo assegurar transparência, participação social e tomada de decisão compartilhada sobre os modelos de gestão e organização escolar. Ao término do período de consulta, a apuração será realizada com acompanhamento das equipes regionais de educação.