Em menos de duas semanas, o Paraná registrou dois casos de ataques a caixas eletrônicos. A quantidade de registros já é superior ao registrado em janeiro do ano passado, quando apenas um ataque havia acontecido em todo o mês. Na época, uma quadrilha levou cerca de R$ 95 mil de um banco em Paranaguá. Os bandidos foram presos e o dinheiro recuperado.
Em todo o ano de 2022, foram registrados 18 ataques a agências bancárias no Paraná, segundo o Sindicato dos Vigilantes de Curitiba. No ano passado, a reportagem da CBN Curitiba contabilizou 12. Houve uma queda de 33% na quantidade de casos do tipo. O delegado Rodrigo Brown, da Polícia Civil, explicou o que pode ter motivado essa queda.
Em 2023, foram registrados casos em Paranaguá, Imbituva, Nova Santa Rosa, Umuarama, São Jerônimo da Serra, Santo Antônio da Platina, Japira, Guapirama, Mandirituba, Marialva e Maringá. Em quase todos os casos, os municípios atingidos estão localizados no interior. Para o delegado, as cidades do interior são alvos de maior facilidade.
Na madrugada desta sexta-feira (12), um homem tentou destruir um caixa eletrônico em um supermercado na cidade de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba. O caso aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira (12). Não houve registro de feridos. O assaltante rendeu o segurança, mas não conseguiu romper o cofre e o dinheiro não foi levado.
SAIBA MAIS:
Segundo a Polícia Militar, a equipe de plantão ouviu um grande estouro e se direcionou até o local. Quando chegaram, o suspeito já havia fugido. A empresa responsável pela segurança do supermercado foi acionada. O local foi interditado para tentar localizar artefatos que não tivessem explodidos. A Polícia Civil também foi acionada e, até o momento, o homem não foi preso.
No dia 5 de janeiro, uma quadrilha invadiu uma agência bancária de uma cooperativa de cédito em Diamante do Oeste, no interior do Paraná. O banco informou que nenhum dinheiro foi levado pelo grupo. O grupo utilizou disparos de arma de fogo e explosivos para tentar retirar o dinheiro dos caixas. Ao todo, sete pessoas agiram na ação.
A Polícia Civil informou que conseguiu prender dois suspeitos de participação no crime. As prisões aconteceram na quarta (9) e na quinta-feira (10), e foram realizadas em Quedas do Iguaçu e em Cascavel, no interior. Os dois indivíduos foram encaminhados para o sistema penitenciário, segundo a corporação.