O governador Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (5) o contrato para a construção da Ponte de Guaratuba, no litoral do Estado.
O próximo passo é a emissão da Ordem de Serviço e, a partir de então, o Consórcio Nova Ponte, vencedor do processo licitatório pelo critério de menor preço, terá 32 meses para concluir o projeto, orçado em R$ 386,9 milhões.
De acordo com o governador, ainda existem trâmites a serem seguidos até o início da obra.
As audiências promovidas pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER/PR) serão realizadas em Matinhos e Guaratuba. Nas ocasiões, a população poderá enviar sugestões, além de debater questões ambientais relacionados ao projeto.
Conforme a previsão do órgão, serão dois meses para a empresa vencedora da licitação obter a licença ambiental, e outros seis meses para últimos detalhes do projeto. Depois disso acontece a execução da obra em si.
A ponte terá um comprimento total de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. Serão quatro faixas de tráfego para os veículos, de 3,6 metros cada, além de duas faixas de segurança e barreiras de proteção rígidas de concreto New Jersey. Moradores e turistas também poderão se deslocar a pé ou de bicicleta em uma estrutura exclusiva de três metros de largura, com guarda-corpo de segurança.
Além da estrutura principal da ponte, estão previstas intervenções nas vias de acesso, com alargamento da PR-412 na margem norte, que também receberá muros de contenção. Também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.
Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, a correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à Rua Nossa Senhora de Lourdes. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros.
Com informações da AEN