Os 54 deputados estaduais tomarão posse na 20ª Legislatura da história paranaense, para um mandato de quatro anos. Dos 54 parlamentares, 30 foram reeleitos. Com isso, a renovação das cadeiras na casa, será de 44,5%. São 24 novos nomes, mas nem todos são estreantes na política.
Alguns voltam ao legislativo, caso dos deputados Hussein Bakri (PSD), Ney Leprevost (União), Marcelo Rangel (PSD), Luis Corti (PSB), Gugu Bueno (PSD), Do Carmo (União Brasil) e Alisson Wandscheer (PROS). O deputado mais votado no estado foi Alexandre Curi (PSD) com 237.033 votos. A deputada mais votada foi Marcia Huçulak (PSD) com 75.659 votos.
O presidente da casa, deputado Ademar Traiano (PSD), explica como vai ser essa cerimônia de posse.
Nesta nova legislatura, a Assembleia contará com uma bancada feminina composta por dez deputadas, a maior bancada da história. Além de Marcia Huçulak, integram o grupo as deputadas Ana Júlia e Luciana Rafagnin (PT); Flávia Francischini (União); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto e Cristina Silvestri (PSDB); Cloara Pinheiro (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade). O presidente da casa fala sobre a retomada dos trabalhos.
A liderança do governo, mais uma vez será exercida pelo deputado Hussein Bakri, eleito para o terceiro mandato com 97.681 votos. O governador Ratinho Junior (PSD) confirmou a preferência e deve participar dos trabalhos na semana que vem. Segundo Traiano, a sintonia entre os dois poderes, é importante.
A deputada mais nova desta legislatura será Ana Júlia (PT) com 22 anos, e o deputado mais velho será Tercílio Turini (PSD) com 78 anos.