Cerca de mil vidas já foram salvas com o uso das duas áreas de escape na BR-376 em Guaratuba, e também na BR-116 em Miracutu, sentido Curitiba. Os dados são da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra essas vias e os dispositivos de segurança.

O gerente de Operações da Arteris Regional Sul, José Junior, explica que já foram evitados 593 acidentes envolvendo veículos pesados.

De acordo com a concessionária, a última ocorrência aconteceu no km 667,3 da BR-376, em Guaratuba, sentido Santa Catarina. Um caminhão carregado com seis toneladas de tinta perdeu o freio e precisou utilizar uma das áreas. O condutor e o passageiro não se feriram.

A última área de escape foi instalada em 2019, ela gerou uma redução de 56% no número de acidentes.

Dos mais de 500 acidentes evitados, foram 364 com caminhões, 214 com carretas e 15 com ônibus de passageiros.

As áreas de escape da Arteris utilizam o mesmo conceito das pistas de Fórmula 1. Quando os motoristas percebem uma falha mecânica no veículo podem entrar na área de escape para ter uma frenagem emergencial.

Quando um veículo entra na área de escape, operadores do Centro de Controle e Segurança Operacional da concessionária acionam uma equipe multidisciplinar para o atendimento à ocorrência e a retirada do veículo.

De acordo com a Arteris, a meta é atingir umA redução de mais 50% entre 2020 e 2030.