A entrada para os locais de prova do Enem 2021 foi liberada a partir do meio-dia e teve candidato que preferiu chegar bem cedo. As amigas Giovana de Souza, Carla Orsolin e Isabela Leão, todas com 16 anos, estudam no segundo ano do ensino médio. Elas deciram se inscrever como trainees nesta edição e estavam ansiosas.

As três aproveitaram para repassar algumas questões antes da prova começar.

Os portões foram fechados à uma da tarde e as provas começaram à 1 e meia. A dona de casa Rosemarí de Fátima Gouveia garantiu que o neto chegasse no horário e ficou esperando do lado de fora. A avó cuida de Kauã desde que ele nasceu e acompanha todas as etapas da vida dele bem de perto. No Enem, não poderia ser diferente.

Rosemarí conta que o neto veio preparado e ela também.

Enquanto os estudantes respondiam as 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagem, códigos e suas tecnologias e redação, lá fora, vendedores ambulantes aproveitaram para fazer um dinheiro extra e representantes de cursos preparatórios montaram barracas com propaganda. A avó Lurdes Gomes, veio confiante e tranquilizou a neta.

Renilce Hatzke tirou o dia para acompanhar a filha. Sem pressa.

Os candidatos tiveram até às 7 da noite para responder as questões. O estudante Natan Gabriel, de 21 anos, saiu antes. Foi o primeiro Enem dele.

O tema da redação deste ano foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. O coordenador do Ensino Médio do Sistema Positivo, professor Wilson Galvão, não se surpreendeu com a escolha.