Nos últimos dois anos, a pandemia mudou a forma de apresentação de muitas atrações natalinas da capital paranaense, que agora voltam a ser exibidas presencialmente. Esse retorno movimenta o setor de turismo. De acordo com a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, em 2019, mais de 100 mil turistas passaram por Curitiba em busca de atrações que envolviam as festividades de fim de ano. Este ano a expectativa é de um aumento superior a 10%.
Um dos principais atrativos, entre os mais de 30 espetáculos oferecidos aos turistas e moradores de Curitiba, o Natal no Palácio Avenida volta a ser apresentado no formato presencial em 2022. O espetáculo terá como tema “As Cartas do Papai Noel – as inesquecíveis mensagens de Natal”. Serão apenas três dias de exibições, um único fim de semana, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, a partir das 20h, em razão do calendário da Copa do Mundo.
O destaque fica por conta do coral com aproximadamente 100 crianças e adolescentes, que voltam a se apresentar das janelas do edifício histórico do Palácio Avenida, no calçadão da Rusa XV de Novembro, no Centro.
Em 2020 e 2021, o Natal no Palácio Avenida teve apenas transmissão on-line por causa das restrições causadas pela pandemia da Covid-19.
A presidente do Instituto Municipal de Turismo considera a apresentação o carro-chefe das atrações de fim ano.
De acordo com Tatiana Turra, atualmente Curitiba tem a maior programação natalina do país.
A programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 – com o tema “Celebre a Vida”, começa no dia 23 de novembro e vai até 23 de dezembro. Serão 31 dias de espetáculos organizados pela Prefeitura de Curitiba, juntamento com patrocinadores e promotores de eventos privados.
Entre as atrações já confirmadas para os festejos natalinos deste ano estão: a feira Especial de Natal da Praça Osório e também da Praça Santos Andrade; Auto e decoração no Passeio Público; Caminho de Luz nos parques Barigui e Náutico; Auto de Natal Espírito de Amor e confraternização no Largo da Ordem; Natal do Paço; Natal da Família Moletta; Oratório de Natal no Parque Tanguá; Ópera no Memorial Paranista; Auto de Natal nas Regionais e Árvores de Natal.
Com exceção do Natal da Família Moleta, todas as outras atrações natalinas de Curitiba são gratuitas. As pessoas que quiseram passar pelo Caminho de Luz nos parques Barigui e Náutico terão que fazer o agendamento on-line, pelo site da prefeitura de Curitiba, pois há um número limitado de vagas por dia para passar de carro pelo percurso.
Tatiana Turra falou sobre a permanência dos circuitos drive-thru, que atende, todos os públicos.
Há também muitas árvores de Natal, guirlandas, estrelas de Belém, rosáceas, contornos de luz e concertos luminosos que estarão no centro da cidade e também nos bairros. A decoração da sexta edição do Natal de Curitiba fica montada até o dia 8 de janeiro.