No Paraná, a Associação Paranaense de Supermercados está com uma campanha que conta com a ajuda dos consumidores para manter as prateleiras abastecidas com produtos dentro do prazo de validade. Quem encontrar produtos vencidos, vai poder trocar por outros, de graça. Mas, há regras para participar.

De acordo com a lei o consumidor que constatar que a validade de um produto está vencida, tem direito à substituição, de forma gratuita, de levar outro idêntico ou similar, em igual quantidade, no prazo de 30 dias após aquisição.

Para estimular essa prática e por consequência, colaborar para que as prateleiras estejam em dia, a Associação Paranaense de Supermercados, Apras, está com uma campanha que incentiva os consumidores a identificarem onde estão esses itens.

Além da conscientização, esse gesto ajuda os supermercadistas a controlarem melhor os estoques. E de quebra, ainda dá para levar para casa, alguns itens de graça. Resultado de um Termo de Ajuste de Conduta, conforme explica a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano.

Ela orienta que há regras para fazer valer esses créditos, neste caso.

A lista com os estabelecimentos participantes está disponível no link:

https://www.apras.org.br/wp-content/uploads/2022/07/Lista-de-lojas-participantes-do-de-olho-na-validade-atualizada-15-07-2022.pdf