A plataforma paranaense AMA – Agentes do Meio Ambiente foi a vencedora do Desafio Global Climático promovido pela Organização das Nações Unidas. Após dez meses e seis etapas, a ONU-Habitat e a Agência de Inovação da Suécia elegeram os vencedores da edição 2022 do Climate Smart Cities Challenge. Foram 45 finalistas selecionados entre quase 200 propostas.

Para chegar aos vencedores, foram avaliados três critérios: se as iniciativas estariam prontas para serem demonstradas em um ambiente real, adequadas para integrar uma equipe e também o potencial de impacto na população.

Desenvolvida pela empresa curitibana Smart Citizen, a plataforma usa a tecnologia de redes sociais para criar influenciadores locais em microrregiões urbanas, conectando e remunerando vizinhos para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa, fazendas urbanas, compostagem, entre outras ações.

Parar Marcelo Crivano, idealizador do AMA, a premiação internacional, com o selo da ONU, coroa o trabalho voltado à sustentabilidade, que juntou o aplicativo aos times Curitiba Smart Neighborhoods, o Coletivo Ambiente Livre e as empresas suecas Smart Green Station e Nudgd.

Com mais de dez mil usuários, o aplicativo traz atividades que levam em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, instigando a comunidade a participar ativamente de cuidados com o meio ambiente, primeiro dentro do próprio lar. As ações são registradas e podem ser compartilhadas por meio de um feed de notícias.

Aqui no Paraná, o AMA está em pleno funcionamento em Paranaguá, no litoral. Na capital, Curitiba, deve iniciar em breve as atividades. David Cordeiro Ramos conta que mudou seu comportamento depois de começar a usar o aplicativo.

Com o mesmo engajamento, Leandro Vizine diz que já mudou hábitos em casa e agora mobiliza vizinhos para que juntos consigam promover um futuro melhor para as próximas gerações.

O app AMA está disponível nas plataformas IOS e Android e pode ser baixado no site www.cidadeama.com.br/download-ama

Confira a matéria na íntegra: