O Paraná deve registrar mais de 110 mil novos casos de câncer até 2025, aponta um estudo publicado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Boa parte das pessoas acometidas pela doença é de aposentadas ou pensionistas.
Nesta segunda-feira (8), é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. A data foi criada para conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção contra a doença, que deve ter quase 37 mil casos neste ano no estado.
Um direito pouco conhecido de muitas pessoas já aposentadas ou que recebem pensão é a isenção do Imposto de Renda. A medida também vale para quem já se recuperou. O direito existe há um bom tempo, segundo a advogada Larissa Leitolles.
Uma pessoa que tem direito a esse recurso pode procurar por um advogado especialista em isenção, que pode orientar e conduzir o processo. Há a possibilidade de que o paciente aposentado ou pensionista consiga recuperar valores pagos. É o que explica a especialista.
Além do câncer, a isenção também é aplicada para aposentados ou pensionistas que tenham cardiopatia grave, cegueira, contaminação por radiação, doença grave nos rins, doença grave no fígado, esclerose múltipla, espondiloartrose anquilosante, fibrose cística, hanseníase, HIV, osteíte deformante, paralisia considerada irreversível e incapacitante, Parkinson, problemas mentais, tuberculose ativa, e pessoas com alguma doença adquirida no ambiente de trabalho.