A Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a BR-376, no trecho do km 669, onde ocorreu o desmoronamento no dia 28 de novembro divulgou um prazo para a conclusão das obras. O trânsito segue com interdição de faixas e o local deve ser totalmente liberado em junho de 2023.

A empresa divulgou um plano de ação e em nota afirmou que “as principais mudanças vão ocorrer em um prazo de 30 dias. A realização dos trabalhos no local depende das boas condições climáticas. Na pista Sul está sendo realizada a estabilização e contenção definitiva da encosta onde houve o deslizamento no dia 28 de novembro.

Já em um prazo de 30 dias a concessionária planeja a liberação de outras duas faixas na pista Norte (sentido Curitiba). No local existe uma cortina de concreto que também foi atingida pelas fortes chuvas de 28 de novembro. O local já estava em obras de estabilização de talude. Esse trabalho será totalmente concluído em 180 dias”.

Há exatos 30 dias as fortes chuvas que ocorreram sobre o km 669, na BR-376, na região de Guaratuba, levaram parte da encosta abaixo. Dois motoristas de caminhão perderam a vida depois de serem arrastados pela lama para uma região de vale ao lado da pista. A situação no local segue caótica.

Na manhã desta quarta-feira (28) eram mais de 10 km de congestionamento sentido Santa Catarina e 3 kms rumo a capital. Duas faixas sentido Sul estão liberadas e uma para o sentido norte, no entanto um esquema de liberação dinâmica foi adotado, realizando a mudança de sentido das faixas de acordo com o fluxo na região.