Depois de uma semana dos temporais que atingiram várias cidades da Região Metropolitana de Curitiba e do litoral do Paraná, 629 pessoas seguem fora de casa por conta dos problemas causados pela chuva, segundo a Defesa Civil. O total de moradores afetados é de 19.554.
A cidade mais afetada pelas chuvas foi Morretes, no litoral do estado, onde 11.674 pessoas foram atingidas. A Defesa Civil informou que 392 moradores seguem desalojados e um segue desabrigado. No município, 3.390 casas foram danificadas por conta dos temporais.
Na cidade, a prefeitura divulgou o número de telefone da Secretaria Municipal de Ação Social para atender as famílias atingidas cadastradas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que ainda não receberam cestas básicas e kits de limpeza. O telefone, que é WhatsApp, é o (41) 93500-9549. O prefeito da cidade, Junior Brindarolli (PSD), falou sobre os estragos causados por conta da chuva.
No sábado (3), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou a doação de 150 quilos de alimentos não perecíveis para ajudar até 50 famílias atingidas pela chuva na cidade. Também foram arrecadados itens de limpeza e higiene pessoal, além de itens de vestuário e roupas de cama, coletados nos distritos da PCPR em Curitiba.
Em Guaratuba, a segunda cidade mais atingida, 2.035 pessoas foram afetadas. A Defesa Civil informou que há 20 desalojados e 13 desabrigados. Em Guaraqueçaba, 2.004 pessoas foram atingidas e não há mais moradores fora de casa. Em Campina Grande do Sul, na região metropolitana, 1.227 pessoas foram afetadas e cinco casas danificadas. Não há mais desabrigados ou desalojados na cidade.
Para o engenheiro civil e professor da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Rodrigo Silveira, é possível identificar, com antecedência, áreas onde há possibilidade de acontecer problemas por conta de chuva.
Por: Bruno de Oliveira