A Prefeitura de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (26) a exoneração da secretária de Cultura e Turismo, Marilene Rode, e da secretária de Planejamento, Elizângela Rode. As duas são mãe e tia da atual esposa do prefeito da cidade, Hissam Hussein Dehaini, que deixou o partido Cidadania nesta semana. A medida foi tomada após repercussão negativa gerada depois que o prefeito casou com uma jovem de 16 anos, ligada as duas servidoras.
Em nota, a prefeitura afirmou que “Marilene deve voltar ao seu trabalho em Colombo e Curitiba e Elizângela segue na Secretaria de Planejamento, já que é servidora concursada há mais de 10 anos”. O prefeito de Araucária está sendo investigado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) pelo possível caso de nepotismo, ao menos seis familiares e parentes dele estariam empregados na prefeitura.
Depois de se casar pela quinta vez em 12 de abril deste mês, o chefe do executivo de Araucária nomeou a mãe da sua nova esposa e a tia para cargos em sua gestão.
Entre as pessoas que possuem grau de parentesco com Hissam estão:
• vice-prefeita e ex-cunhada, Hilda Lukalski Seima;
• assessora executiva do prefeito e ex mulher, Aline de Deus Dehaini;
• Secretária municipal de Administração e filha, Yasmim Hissam Dehaini;
• Secretária municipal de Gestão de Pessoas e filha, Ryam Hissam Dehaini;
Além das duas que foram exoneradas que eram:
• Secretária municipal de Cultura e Turismo e sogra dele, Marilene Rode;
• Diretora-geral de secretaria e tia da atual esposa de Hissam, Elizangela Rode;
O promotor de Justiça do MPPR, Rafael Pereira, afirma que é preciso avaliar cada caso, já que cargos políticos estão em uma brecha de uma súmula publicada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O político já foi investigado em 2019 por suspeita de nepotismo, por empregar esposa, genro e cunhado e o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu arquivar o processo. O MPPR disse em nota que tem “procedimentos em andamento” para apurar a nova denúncia de nepotismo, mas que por envolver menor de idade não pode repassar mais informações.