O Hospital Vitor do Amaral foi reinaugurado nesta quinta-feira (26), em Curitiba. Após um investimento de R$ 7,8 milhões, o local será destinado para o atendimento de pacientes mulheres por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade de saúde pertence ao Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, falou da importância do projeto.

O prédio recebeu melhorias em sua infraestrutura, além de passar por reestruturação no atendimento, que agora será direcionado ao público feminino. O espaço contará com atendimento integral e especializado às moradoras de Curitiba e Região Metropolitana.

O hospital terá uma equipe multiprofissional para o atendimento das pacientes em diferentes segmentos ambulatoriais. Serão disponibilizadas consultas, exames e cirurgias de pequeno e médio porte. O presidente da Associação Amigos do Hospital de Clínicas, Domingos Murta, destacou os investimentos.

O edifício onde está localizado o hospital é tombado e, mesmo recebendo novas estruturas, teve suas características históricas mantidas. O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Arthur Chioro, elogiou a reforma realizada.

Por causa da reforma, a capacidade de atendimento será ampliada. O hospital funciona com quatro salas cirúrgicas. A instituição terá exames de colposcopia, urodinâmica e de ações de prevenção e detecção do câncer de colo de útero.

O hospital abriu com uma sala de recuperação pós-anestésica, nove leitos de internação e um Centro de Infusão ampliado, que tem poltronas e camas. Serão realizados vários tipos de cirurgia, com a expectativa de ampliar o acesso a procedimentos de saúde.